quinta-feira, 1 de outubro de 2009

II Fórum Nacional de TVs Públicas



“O papel das TVs públicas é oferecer à sociedade um canal de comunicação social que tenha como parâmetros de programação o apoio à educação, a democratização da comunicação e que sirva de contraponto à TV comercial, dando ao telespectador brasileiro uma alternativa de televisão com objetivos diferenciados”. A afirmação do presidente da Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU), Cláudio Magalhães, expressa os princípios que vão nortear o “I Fórum Paraibano de TVs Públicas na era digital”, que será promovido pelo Pólo Multimídia da UFPB, nos dias 13 e 14 de outubro, no auditório da Reitoria da Universidade.

O presidente da ABTU é um dos participantes do evento e estará debatendo o tema “Regulamentação, financiamento e propaganda nas TVs públicas”, em mesa-redonda, às 16h. Para ele, as TVs universitárias, comunitárias, educativas e legislativas, que integram o campo público de comunicação, devem atuar em sintonia, buscando formatar modelos de programação voltados para a cultural nacional, regional e local, além de incentivar a participação social.

Cláudio Magalhães disse que a Carta de Brasília, escrita durante o II Fórum Nacional de TVs Públicas, realizado em maio, em Brasília, deverão guiar as discussões do evento, sediado no campus da UFPB, em João Pessoa. Segundo ele, as deliberações contidas nesse documento servem para que o Governo e as emissoras saibam o que a sociedade pensa sobre as TVs Públicas, ressaltou o presidente da ABTU.

Para realizar o “I Fórum Paraibano de TVs Públicas na era digital”, o Pólo Multimídia da UFPB conta com alguns parceiros. São eles: EBC; LAVID/UFPB; DECOM-TUR/UFPB; UFCG; IFPB, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Governo da Paraíba, Assembléia Legislativa, Prefeitura de João Pessoa, Câmara de Vereadores de João Pessoa,Tribunal de Contas do Estado (TCE), Agência 9Idéia, Sebrae-PB, Conselho Regional de Psicologia, Sintesp-PB , Diretório Central dos Estudantes (DCE/ UFPB), ABTU, Abepec, API, Sindicato dos Jornalistas da PB.

Inscrições e “Intervalo com café digital”

As inscrições para o “ I Fórum Paraibano de TVs Públicas na era Digital” são gratuitas e realizadas apenas pelo site da UFPB. O acesso é através da página (www.ufpb.br).

Durante dois dias, professores, pesquisadores, profissionais da imprensa, estudantes, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e toda a população vão discutir como implantar um sistema de tevê público de qualidade, que dê voz a toda a sociedade e que valorize a diversidade regional.

Além de palestras, debates e oficinas, o evento proporcionará aos participantes a oportunidade de conhecer algumas aplicações desenvolvidas para a TV digital, pelo Lavid/UFPB. No “Intervalo com café digital”, que acontecerá sempre à tarde, no hall da Reitoria, o público vai interagir com as essas aplicações, que representam o futuro da TV brasileira.

Fonte: http://www.agencia.ufpb.br/vernoticias.php?pk_noticia=10802

0 comentários: